sexta-feira, 12 de março de 2021

As leis da natureza humana Parte 1

Esse é o primeiro post de uma série que resumi o livro As leis da natureza humana de Robert Greene.

"O homem está sempre pronto para distorcer aquilo que dizem seus sentidos, simplesmente para justificar a sua lógica"

Fiódor Dostoviésqui


Por muitos anos os cientistas sociais ignoraram totalmente a possibilidade de uma natureza humana, um padrão comportamental universal. Ao invês disso, pregaram a tábula rasa: Todas as coisas são construções sociais, tudo pode ser mudado para melhor.

Mas nos ultimos anos, a psicologia evolutiva(ou biologia comportamental) tem ganhado cada vez mais espaço. Reafirmando oque grandes filósofos e escritores já suspeitavam: o homem tem uma natureza universal, e ela nem sempre é pura.

No momento, eu não vou provar a existência dessa natureza. Irei discutir apenas os tópicos do livro em questão. Mas caso queiram saber mais, aqui está o texto de um terceiro.

Irracionalidade humana

Somos seres mais irracionais do que queremos admitir. E o primeiro passo é entender essa irracionalidade, e ter consciência de que nunca poderemos destrui-la.

O cérebro humano tende em proteger as idéias já existentes em nossa mente, ignorando qualquer nova informação que seja conflitante. É por isso que sempre formamos grupos e damos atenção aqueles que parecem ser iguais a nós.

Esse mecanismo também pode provocar a autosabotagem. Se você tem uma prova daqui a 2 dias, é preciso estudar e fazer exercícios. No meio desse estudo, você pode enfrentar dificuldades, e descobrir qie você não é tão inteligente como pensa. Então seu cérebro procrastina, assim você pode usar isso como desculpa e manter seu ego intacto.

Sempre analize seus comportamentos e rastrei até suas origens(infância, traumas) e tente fazer o mesmo com os outros. Você nem sempre é lógico, então não espere que as outras pessoas sejam.