domingo, 4 de abril de 2021

As leis da natureza humana parte 2

Narcisismo vs Empatia

Todos os seres humanos são narcisistas até certo ponto, mesmo que se recusem a admitir. Cada pessoa só se importa com seus próprios problemas e busca seus próprios desejos. O problema é que para atingir essea objetivos, precisamos dos outros seres humanos, que por sua vez também são egocentricos e são capazes de atrapalhar nossos planos.

Ao decorrer dos milhares de anos, nosso cérebro evoluiu para ser estremamente  dependente da socialização. Em uma época em que os bens erão escassos, era importante conhecer e conquistar aliados mais confiáveis e capazes para sobreviver. É por esse motivo que temos tana tendência à fofoca, e somos tão dependentes da avaliação dos outros.

Oque é empatia?
Empatia é uma palavra muito usada pelos movimentos de esquerda hoje em dia. Quando temos uma visão de mundo diferente de certas almas iluminadas pela luz da verdade e perfeição, elas sempre respondem: tenha mais empatia!

A empatia é a capacidade de ver o mundo sobre o ponto de vista do outro. Absorvendo temporariamente seus sentimentos, valores e idéias. Quando fazemos parecer que estamos preocupados com os problemas dos outros, elas nos deixam em paz, e podem até mesmo nos ajudar.

A empatia ideal para esse caso, é chamada de empatia cognitiva, onde o indivíduo compreende o outro, sem se contaminar com seus sentimentos.

Como desenvolver essa habilidade?
Se considerarmos as personalidades e sentimentos como cores, para saber qual cor cada pessoa tem, primeiro precisamos de um bom repertório de cores na nossa memória. Somos naturalmente dautônicos nesse quesito. Enxergamos apenas nossa própria cor.

O primeiro passo é reconhecer que existem várias maneiras de se pensar, e que boa parte delas pode parecer estranhos e até ilógicos para você. Estude sobre os vários tipos de personalidade e tente achar qual é a do seu alvo. Aqui tem um texto sobre isso .

Ler literaturas em que a psicologia dos personagens é aprofundada também adicionará novos arquetipos a sua coleção.

Por fim, tente reconhecer e se adaptar ao humor das pessoas. Isso não é coisa que se ensina, e sim que se aprende com a prática e a experiência.


Livros recomendados:
O declínio de um homem de Osamu Dazai
Memórias do subsólo de Fiodor Dostoviésqui
Crime e castigo de Fiodor Dostoviésqui
Primeiro amor  de Alan Turguevev
O senhor das moscas de William Golding
Otelo De William Shakespare