segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

As leis da natureza humana Parte 6

 A lei da miopia


    O cérebro humano evoluiu para satisfazer suas necessidades de curto e médio prazo, mas somos naturalmente débeis quando se trata de planejar à longo prazo. A maioria dos planos futuros das pessoas, acabam sendo mais desejos do que metas, já que muitas vezes, não existe nenhuma estratégia real.

     O ser humano tende em se deixar impressionar por acontecimentos momentâneos e agir sem refletir muito. É por isso que a maioria das bolhas financeiras acontecem. Todos observam que seus amigos e inimigos estão fazendo dinheiro magicamente, então obviamente queremos fazer parte. Ninguém parece pensar sobre como o dinheiro está sendo ganho, se o trabalho é quase inexistente e que os preços das ações um dia haverão de se estagnar e levar milhares à falência.

    Podemos nos irritar com um amigo que não está nos dando suporte, sem refletir que naquele momento ele pode simplesmente está com seus próprios problemas, enquanto novos conhecidos que aparentam ser mais simpáticos, na verdade se provão inimigos perigosos no futuro. Outras vezes temos um problema que inicialmente parece horrível, na verdade é simples de se resolver.

    O melhor caminho para evitar erros de decisão, é recuar um pouco e analisar o todo. Não se deixar levar pelo calor do momento, ou pela popularidade das tendências, e pensar realisticamente no futuro.


Abaixo temos os principais erros de decisão


Previsões incorretas de futuro

    Casos de leis que acabam ajudando exatamente o que deveriam combater, ou tentativas de resolver problemas que acabam gerando outros problemas maiores são bem comuns na história, especialmente no Brasil. Tudo isso acontece porque muitos processos, que são obviamente complexos, são exageradamente simplificados.

    Simplificadamente, proibir drogas iria fazer com que elas não fossem compradas ou usadas, quando na realidade, que é muito mais complexa: acaba criando um mercado ilegal e perigoso, que tira a vida de milhares de pessoas e fomenta muitos outros  crimes.


Combate resistivo

    Você está envolvido em vários projetos difíceis, e as circunstâncias mudaram, e muitos deles agora não valem mais tanto a pena. Mas você já gastou muito neles, e não quer que tudo seja em vão. É preciso focar no essencial e abandonar lutas sem sentido, mesmo que isso seja doloroso

 Sobrecarga de informação

    O mundo moderno possui uma super oferta de informações que, ao contrário do senso comum, deixa nossas decisões mais confusas. No mundo da política e dos negócios, é preciso observar um cenário por meses a fim de avaliar se determinado candidato ou investimento realmente é promissor. Mas o excesso de notícias encurta nossa visão e muitos passam a ver apenas o presente.