quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

As leis da natureza humana Parte 7

 A lei da atitude defensiva


    Durante o desenvolvimento da nossa personalidade, criamos uma opinião sobre nós mesmos, que pode estar correta ou não. Se essa imagem mental é desafiada, encaramos isso como uma ameaça. Se essa opinião é fortalecida : teremos um colaborador fiel.


    Cada pessoa tem um ou vários tipos de autoimagem,  mas existem 3 que são quase universais.

 

A. Autonomia

    Ninguém gosta de receber ordens ou ser obrigado a fazer o que não quer. Uma pessoa pode até ceder a pressão e fazer o que é mandado, mas no fim irá se rebelar e sabotar o trabalho na 1º oportunidade. É por isso que as empresas modernas evitam usar termos como: empregado e subalterno. Hoje são colaboradores ou membros.

    Sempre que tentar convencer alguém a fazer algo, faça parecer que é ela que quer isso, não você.

 

B Inteligência

    Debates acalorados nunca acabam bem, principalmente para quem os ganha. Ninguém gosta de se sentir burro ou incompetente. Discutir com as pessoas só resulta em fechar oportunidades e fazer inimigos. Nunca tente convencer alguém a aceitar suas causas, mas faça parecer que você está disposto a abraçar as deles.

    Não se trata de concordar com tudo, e sim de parecer neutro no início. E com uma conversa (não uma discursão) acabar aos poucos se convencendo dos ideais do alvo.


C. Bondade

    Todos os seres humanos gostam de pensar em si mesmos como boas pessoas. Hoje em dia o significado de ser bom é ser progressista, apoiar as causas dos mais fracos e oprimidos. Sugerir que as pessoas são hipócritas ou preconceituosas com certos grupos pode gerar respostas agressivas.


1º Seja um ouvinte atento: Deixe que as pessoas falem sobre suas ideias e suas vidas. Fale pouco e mostre que está prestando atenção.

2º Envolvimento emocional: Use de piadas e outros mecanismos lúdicos para tornar sua imagem positiva

3º Descubra a autoimagem dos seus alvos e a refoce

4º Ache as inseguranças das pessoas e as amenize

5º Psicologia reversa: Caso nada escrito acima funcione, mande essas pessoas fazerem o oposto do que você quer. Use a rebeldia contra eles.