domingo, 31 de julho de 2022

As leis da natureza humana parte 9

A lei da sombra

 

    Todos nós possuímos um lado nosso que não queremos mostrar, mas em momentos de grande estresse, a máscara cria rachaduras. Quando nossas sombras se manifestam, elas podem nos levar a comportamentos autodestrutivos. Como nos casos anteriores, nossa tarefa é dupla: precisamos identificar a sombra nos outros e em nós mesmos.

Meios de identificar sombras:


A. Projeção

    É uma das formas mais poderosas de identificar um lado sombrio nos outros. Ela ocorre quando as pessoas escondem suas personalidades e projetam suas qualidades negativas nos outros, e as criticam. Talvez você conheça alguém que reclama da promiscuidade sexual da sociedade, mas tem vários filhos fora do casamento.

    A melhor forma de identificar esse tipo de sombra é ignorar o que elas prometem ou declaram e olhar o que elas fazem. Se uma pessoa tem relação atribulada com os familiares e é simpático com colegas de trabalho, com o tempo ela levará a tirania de casa para o trabalho quando surgir a oportunidade.

B. Comportamento acidental

     Ocorre quando as pessoas bebem ou estão em um momento de explosão emocional. Nesses estados, elas demonstram quem realmente são e depois culpam a bebida ou as horas ruins.

C. Fanatismo

    Esse meio se manifesta quando as pessoas adotam uma causa fervorosamente, e acreditam que essa causa representa tudo que é bom e justo. Enquanto a outra é errada e maligna. Depois, elas se acham na licença de mentir e trapacear em favor de suas causas. Elas falam que é apenas uma troca de ideias, mas lá no fundo tudo que elas querem é agredir e afirmar superioridade sobre as pessoas.


Para o lado reprimido, muitas pessoas usam uma fachada oposta.


O valentão: Provoca todas as pessoas e se gaba das coisas que fez, mas na verdade são sensíveis por qualquer provocação;

O santo: Disfarça sua sede por poder e atenção projetando uma aparência de apoiador das grandes causas progressistas e espirituais, e quando chegam ao poder, mostram quem verdadeiramente são;

O esnobe: Seu passado e realizações são extraordinários e todos os seus gostos são refinados e excêntricos, mas na verdade tudo isso é apenas exageros ou disfarces, para reprimir inseguranças;


segunda-feira, 25 de julho de 2022

As leis da natureza humana parte 8

 

"Se você acredita que pode ou acredita que não pode, em ambos os casos estará certo" Henry Ford

 

    Cada pessoa tem uma maneira pessoal e subjetiva de encarar a vida. Geralmente essa mentalidade pessoal é formada nos primeiros anos de vida, e é muito difícil de ser modificada.

    Uma pessoa que se pensa em si mesmo como um quase semi deus, capaz de conquistar e alcançar qualquer coisa, desde que se esforce o suficiente para isso, geralmente o consegue.

    Por outro lado, outra pessoa que se considera sem talento e indigna de boas relações, acaba geralmente atraindo todas as coisas que pensa para si mesma.

    Se você considerar cada dia um como um dia diferente do anterior, e vê nesses dias a capacidade e potencial para evoluir, você avançará com prazer. Mas se você encara cada dia como a mesma mesmice, e reclama sobre suas situações e culpa os outros por seus problemas, eles sempre continuaram a te estagnar.

A seguir veremos alguns tipos de mentalidades perigosas. Você pode achar muitas pessoas do seu cotidiano que que as possuem, mas se lembre que você também pode possuir alguma delas.

 

O hostil

    Esse espécime tem atitudes bruscas e trata os outros mal, mas é só o jeito dele, não é por maldade. Mas quando as outras pessoas devolvem essas hostilidades, ele começa a se indignar e alegar que está sendo perseguido, na verdade essa não é a primeira vez, ele tem o histórico ser perseguido injustamente.

    Se você se encontrar com esse tipo, não alimente ele com hostilidade, ao invés disso, adote uma postura neutra e indiferente. Caso você tenha esses traços, simplesmente pare de repetir esses padrões.

Os evasivos

    Eles são viciados e procrastinadores, começam muitos projetos, e o modo como falam e vendem seu peixe deixa todos maravilhados, mas nunca terminam ou entregam o que prometem, e sempre tem uma boa desculpa para os outros e para eles mesmos. Eu teria conseguido, se não fosse por aquilo.

    Você pode identificar esse tipo pelas trilhas de planos abandonados e pessoas deixadas na mão. Evite se envolver com essas pessoas, e caso seja obrigado a se associar com eles, tente os desmascarar o mais rápido possível. Se é você quem pertence a esse grupo problemático, tente começar algum projeto pequeno, e avance nele, o importante é tentar até o fim, mesmo que você falhe.


Os depressivos

    Todos tem fases depressivas, mas existe um grupo de pessoas que possuem a mentalidade depressiva. Elas se acham incapazes e insuficientes para tudo. Tentar ajudar essas pessoas é perda de tempo, muitas vezes elas só vão arrastar você para os problemas delas. Caso você esteja decaindo para esse estado, busque as artes: escreva contos, desenhe, se conecte com o seu eu criativo.


Os ressentidos

    É o tipo mais difícil de ser identificado, pessoalmente, é o tipo com que eu mais me identifico. Somos verdadeiros acumuladores de mágoas e remorsos. Esse tipo de pessoa não vai se vingar imediatamente, mas quando tiver a oportunidade, ele descontará tudo que ele acha que deve ser descontado. Para esse tipo, todos os seus problemas são culpa dos outros mais bem sucedidos.

    Caso você se identifique com esse tipo, se lembre que é você quem faz sua vida, seus problemas e defeitos podem não ser realmente da sua culpa, mas só você pode os resolver.