domingo, 31 de julho de 2022

As leis da natureza humana parte 9

A lei da sombra

 

    Todos nós possuímos um lado nosso que não queremos mostrar, mas em momentos de grande estresse, a máscara cria rachaduras. Quando nossas sombras se manifestam, elas podem nos levar a comportamentos autodestrutivos. Como nos casos anteriores, nossa tarefa é dupla: precisamos identificar a sombra nos outros e em nós mesmos.

Meios de identificar sombras:


A. Projeção

    É uma das formas mais poderosas de identificar um lado sombrio nos outros. Ela ocorre quando as pessoas escondem suas personalidades e projetam suas qualidades negativas nos outros, e as criticam. Talvez você conheça alguém que reclama da promiscuidade sexual da sociedade, mas tem vários filhos fora do casamento.

    A melhor forma de identificar esse tipo de sombra é ignorar o que elas prometem ou declaram e olhar o que elas fazem. Se uma pessoa tem relação atribulada com os familiares e é simpático com colegas de trabalho, com o tempo ela levará a tirania de casa para o trabalho quando surgir a oportunidade.

B. Comportamento acidental

     Ocorre quando as pessoas bebem ou estão em um momento de explosão emocional. Nesses estados, elas demonstram quem realmente são e depois culpam a bebida ou as horas ruins.

C. Fanatismo

    Esse meio se manifesta quando as pessoas adotam uma causa fervorosamente, e acreditam que essa causa representa tudo que é bom e justo. Enquanto a outra é errada e maligna. Depois, elas se acham na licença de mentir e trapacear em favor de suas causas. Elas falam que é apenas uma troca de ideias, mas lá no fundo tudo que elas querem é agredir e afirmar superioridade sobre as pessoas.


Para o lado reprimido, muitas pessoas usam uma fachada oposta.


O valentão: Provoca todas as pessoas e se gaba das coisas que fez, mas na verdade são sensíveis por qualquer provocação;

O santo: Disfarça sua sede por poder e atenção projetando uma aparência de apoiador das grandes causas progressistas e espirituais, e quando chegam ao poder, mostram quem verdadeiramente são;

O esnobe: Seu passado e realizações são extraordinários e todos os seus gostos são refinados e excêntricos, mas na verdade tudo isso é apenas exageros ou disfarces, para reprimir inseguranças;


Nenhum comentário:

Postar um comentário