sábado, 21 de novembro de 2020

Como aprimorar o processamento mental

1° Não se prenda em uma rotina
    Um dos grandes defeitos do nosso cérebro é a tendência de sempre repetir comportamentos e traumas mecanicamente. Somos crianças sempre querendo fazer a mesma coisa. É importante ter uma boa rotina, mas é perigoso ficar preso nela.

    Use diferentes rotas de estrada ou ônibus para chegar em algum lugar.Faça algumas atividades com a mão esquerda ao invés da direita como escovar os dentes ou escrever.Aprenda uma nova linguagem de programação ou idioma(oque for mais útil para sua carreira).

2° Leia bons livros
    Internet,televisão e celular são os três grandes inimigos do cérebro. Uma reportagem recente da BBC constatou que essa geração quebrou um padrão de cada geração teriam QI maior de que a anterior desde os anos 60. Estamos sendo escravos da tecnologia.

    Por outro lado, ler aumenta a velocidade do cérebro, ajuda a desenvolver vocabulário,criatividade,memória,foco e força de vontade. Mas não basta pegar qualquer livro, precisa ser um bom.

    Livros de literatura clássica brasileira ou internacional, filosofia, política e economia são livros que desafiam os limites do cérebro porque exigem uma capacidade maior de interpretação. Ler algum titulo de outro idioma também é muito eficaz. Livros policias também são interessantes, porque convidam o leitor a solucionar um problema.

3° Tenha modos de lazer produtivos

    Jogar xadrez,lumosity,Age of Mythology ou resolver inigmas ajuda a exercitar o pensamento. Jogos de tiro também desenvolvem o raciocínio rápido.Entenda que é preciso ter todo um estilo de vida voltado para a mente.

4° Não se renda à tecnologia facilmente
    Alan Schoenfeld, professor de matemática da Universidade de Berkeley defende que o atributo mais significativo para avançar na matemática é a persistência em resolver os problemas por conta própria.

    A maioria dos estudantes de hoje passa 5 minutos tentando solucionar uma questão, depois procuram a resolução na internet quando não conseguem. A capacidade de solução de problemas está sendo comprometida em busca do aprendizado rápido e superficial. Estamos cada vez com mais preguiça de pensar.

    O professor defende que a postura do verdadeiro aprendiz é aquela em que ele gasta 20 minutos para solucionar o problema, quando não consegue, continua com o problema pendente, e finalmente depois de seguir varias hipóteses e rotas que não deram em nada, acha a certa.

5° Tenha foco
    O cérebro humano não foi desenhado para ser multitarefa. É preciso desenvolver uma habilidade cada vez mais escassa no mundo moderno, de focar no mínimo de linhas de pensamento possíveis. Hábitos como assistir televisão e ver o celular ao mesmo tempo, ou pensar em coisas totalmente desconexas nas aulas são verdadeiros destruidores de foco.

6° Não adie decisões e pensamentos difíceis
    O cérebro é uma máquina com parte consciente e inconsciente. Este último é semelhante a um animal que reage a dor e prazer, e precisa sempre ser domesticado pelo primeiro. Quando você deixa atividades que envolvem muito processamento cerebral para depois, você está passando a mensagem de que essa atividade não é importante.

    Faça uma lista de dois lados. A primeira deve conter todas as coisas satisfatórias que você faz ao longo do dia: o copo de água que você sempre deve beber para não morrer, o copo de café, refeicões,atividades de lazer, tudo deve estar listado. Do outro lado coloque todas as coisas que você deve fazer, porém acha desagradável como: Estudar ou fazer exercícios.

    Antes de fazer qualquer ação prazerosa, sempre faça antes algo da sua lista de tarefas. Assim seu cérebro deixará de ser um consumidor, e passará a ser um produtor. Além disso, se ele entende que precisa trabakhar para receber recursos de sobrevivência como água e comida, ele será forçado a aumentar seu potencial ao máximo.
7° Não tenha medo de falhar
    Quando temos algum problema importante que precisa ser solucionado e fracassamos, acabamos criando barreiras mentais de que não somos bons nisso e que não se deve tentar repetir.

    Encare a impotência como o degrau final de uma escada, como uma oportunidade de crescimento. O medo de tentar e "descobrir" que você não é bom é um hábito que deve ser evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário