sábado, 21 de novembro de 2020

Como ter uma super-memória

"A memória nunca apreende a realidade, ela a reconstrói. Toda reconstrução modifica a original tornando- se uma estrutura externa a referência que inevitavelmente apresenta falhas" 

Manual mentat de Duna por  Frank Herbert


    O alemão Boris Nikolai Konrad já foi bicampeão em olimpíadas de memorização, seu cérebro foi escaneado e não foi achado nada de especial. Ele próprio admitiu que tinha uma memória ruim na infância.Mesmo assim, ele foi capaz de memorizar a ordem de baralhos de 52 cartas em menos de um minuto, e lembrou de centenas de rostos em menos de meia hora.

    A neurociência garante que qualquer um pode refinar suas habilidades e chegar nesse nível, a memória é um atributo que é aprendido, não ganhado.
1° A questão do interesse
    Embora a maioria das pessoas não percebam isso, todos temos uma memória espetacular, desde que tenhamos verdadeiro interesse no material memorizado. Quando lemos um livro por livre e espontânea iniciativa, absorvemos um grande volume de informação sem muito esforço. Por outro lado, quando precisamos decorar equações de física, nosso cérebro esquece tudo depois da prova(sendo bem otimista).

    Pessoas que gostam de futebol conseguem se lembrar de todos os nomes dos jogadores, suas posições e seus resultados. Jogadores de Yu-Gi-Oh conseguem memorizar os efeitos,nível, ataques e defesa de centenas ou no meu caso milhares de cartas. Tudo isso porque temos interesse em determinado conteúdo. Se interesse verdadeiramente por algo, e você nem perceberá que já memorizou.

2° Considere a curva de esquecimento

    Se você recebe uma informação isolada e não a usa, seu cérebro entende que ela é uma das varias que você captou ao longo do dia que devem ser esquecidas. Quando estamos lendo, devemos esperar alguns minutos antes de realmente escrever o resumo no papel.

    Depois de feita a anotação, ela deve ser revista no final do dia, e depois dali a 3 dias, cada vez com um espaço maior de tempo. Assim o cérebro entende que esse conteúdo é útil e não deve ser esquecido.É mais produtivo estudar quatro horas em tempos particionados do que seis contínuos.

3° Filtre a informação
    Nosso cérebro atual não mudou nada desde a idade da pedra. Por outro lado, a quantidade de informação que recebemos aumentou drasticamente. Recebemos fotos e textos que tiram nosso foco, e acabam acostumando o cérebro com informações de curto prazo, nossos cérebros estão decaindo em memória RAM de computadores.

    Afaste-se da internet o tanto quanto possível, passe um tempo sem receber informações. Você não pode memorizar tudo, então é preciso simplificar oque seu modo de vida.

4° Palacio da memória
    O mitológico mapa da memória, exageradamente exposto na cultura popular como capaz de memorizar centenas de coisas. Essa técnica consiste em construir visualizações e associações absurdas que dificilmente podem ser esquecidas.

    A técnica consiste em criar um lugar abstrato, pode ser uma casa ou até mesmo um lugar aberto, e colocar as coisas que você deve lembrar. Se você precisa ir no mercado comprar ovos,leite,farinha e vinagre, você pode se imaginar indo comprar um bolo molhado de vinagre. Por que um bolo? Porque é oque eu penso quando escuto farinha,ovos e leite numa mesma frase.

    Essa técnica de visualização não precisa realmente ser feita em um palácio. Se você está estudando historia, se coloque nela e se imagine vivendo naquele tempo. Se está estudando cálculo diferencial e integral, imagine que precisa usar aquilo para resolver algo útil em sua historia.

    Muitas pessoas acreditam que para aprender alguma coisa, é preciso ler e repetir varias vezes até "decorar" . Mas na verdade basta ler e visualizar como as coisas funcionam. As memórias humanas não trabalham apenas com imagem, elas são multidimensionais, possuem movimento,cor,cheiro e emoções.

5° Associação
    Construir pontes entre o conhecimento novo com o velho, faz com que ele seja mais bem recebido.
ixwf rdovutod e jx jwocr$ kso coneif icwm.
Esse escritor é um louco, não confie nele.
    A frase de cima tem o mesmo tamanho que a de baixo, mas é infinitamente mais difícil de decorar. Na segunda você ja tem memorizado significado para todas as palavras, então basta apenas associar. Associar certas emoções com alguma informação é uma técnica de associação eficaz.

6° Mnemônicos
    São artimanhas que podem no mínimo, duplicar a sua memória. Frases que pessoas usam para memorizar formulas matemáticas ou listas de elementos da tabela periódica. O sistema de mãos que usam para saber quais meses do ano acabam com 31 dias também é um famoso exemplo de mnemônico. Os melhores são aqueles criados por você mesmo.

7° Estado de foco absoluto
    Como já foi dito antes, estamos numa época de constantes distrações. Todos os dados que recebemos passam pelos nossos sentidos igualmente, mas se nosso mente está divagando no passado ou no futuro, ela pode ser perdida. Aprenda a pensar apenas no presente. Para conseguir entrar e permanecer nesse estado que alguns chamam de mindfullless, é preciso praticar meditação. Talvez eu faça algum texto específico para isso

8° Acredite na sua capacidade
    Sim eu sei que isso é COACH barato, mais é verdade. Quando seu subconsciente entende que você é capaz de fazer algo, existe uma melhora significativa. Existem pesquisas que sugerem que as crenças e mentalidades do indivíduo podem influenciar até mesmo seu estado de saúde.

9° Anotações eficientes
    Além de esperar um pouco antes de escrever, é preciso ter cuidado na qualidade do resumo. Tente resumir o assunto com suas palavras,como se você estivesse tentando explicar a outra pessoa que não sabe de nada. Padronize cores para títulos, formulas para deixar elegante e prazeroso.
 
Usar mapas mentais também pode ser eficiente, esse site é especial para isso

Bibliografia
Máxima performace de Simone Grohs
Super- Cérebro de Deepak Chopra
Pier Luigi Obra completa
Use a sua mente de Tony Buzan
A mente organizada de Daniel J. Levitin
Aprendendo a aprender de  Walther Hermann
O poder do subconsciente
A vida intelectual
Memória de Iván Izquierdo
Memorize como Sherlock Holmes de Steve Allen


Nenhum comentário:

Postar um comentário