domingo, 6 de dezembro de 2020

Resenha do livro: Primeiro Amor de Iván Turgenev


    Esse livro é um clássico da literatura russa, e foi o primeiro a ser traduzido para o resto da Europa. É relativamente bem curto,e narra o primeiro amor de um jovem, abordando varios aspectos psicologicos da relação entre homem e mulher na juventude. Apesar de ser uma ficção, o autor garante que tem alguns traços autobiográficos.

    O jovem Vladímir Petróvitch vive com sua família em uma propriedade rural relativamente no interior. Seu pai é visto pelo filho como um homem perfeito, sem emoções, atitudes e tratamentos frios porém cordiais, e acima de tudo, objetividade. A mãe do protagonista é uma mulher um pouco velha e insegura a respeito da fidelidade do seu marido.

    Uma mãe e filha de um ramo da realeza que já decaiu chegam para viver na região, se instalando numa casa pequena e mau tratada. Embora tenham um criado,vivem com restrições, já que muitas vezes faltam componentes básicos como acúcar na casa.

    A filha da nova vizinha, que se chamava Zinaida, é vista pelo protagonista como perfeitamente bela, e ele instantaneamente se apaixona. Ele sequer tinha ciência do caráter, reputação, atitudes ou nome da moça. Ele simplesmente se interessou por ela pelo seu corpo.

    O protagonista não é o único na região à ficar fissurado pela nova moradora. Quatro outros rapazes a visitavam regularmente, todos mostravam escancaradamente seu interesse, e a jovem oscilava entre fingir não perceber o interesse ou indecisão sobre qual pretendente era melhor.

    Zinaida percebe muito bem que é ela quem tem o maior domínio nessas relações, então ela tenta perpetuar esse poder, ela sempre tenta dar aos cinco a ilusão de que talvez a redribuição seja possível, mas quando eles pensam que estão muito próximos dela, ela finge desinteresse e escolhe outro como favorito.

    Em um trecho interessante da história, Zinaida fala que em seus sonhos ela é uma rainha sem rei. Existem varios homens de nobreza dando presentes e elogios, mas ela os despreza. Isso significa que em seu íntimo, ela nunca se interessou por nenhum deles, apenas queria se sentir bem e atraente.

    Mas o jovem Vladímir era inesperiente demais para perceber isso. Ele ingenuinamente achava que caso se mostrasse bondozo, apaixonado e atencioso, os sentimentos de Zinaida iriam em algum momento iriam o corresponder, quando na verdade, demostrar muito seu interesse logo no início acabou gerando o efeito contrário.

    No fim, o protagonista ficou tão atormentado e possesivo, que quando surgiram boatos de que ela se encontrava anoite com alguém, ele pegou uma faca e seguiu para a área suspeita, onde estava preparado para matar.Nesse fase, ele já perdeu seus valores e identidade por esse amor fracassado.

    Finalmente, ele acaba descobrindo que a pessoa com quem Zinaida se encontrava, era na verdade seu próprio pai. O único que não a bajulava e não mostrava sentimentos. Também vale resaltar que ele era o mais inacessível de todos(porque era casado).

Algumas lições sobre o livro
1° Não trate bem as mulheres bonitas apenas por serem bonitas.
2° Não comece a projetar todo um futuro de amor com alguém que você acabou de conhecer.
3° Não demonstre seu interesse tão fácil ou rapidamente, assim você parecerá fraco.
4° Também não retribua tão facilmente flertes da outra pessoa. Esse interesse pode na verdade ser uma armadilha apenas para avaliar o quão interessado você está.
5° Aprenda que as outras pessoas tem desejos diferentes de você, e algumas não jogam limpo para os alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário