domingo, 13 de dezembro de 2020

Como desenvolver sua criatividade

Como já foi dito anteriormente, apenas um alto processamento e memória não garantem soluções para problemas ou sucesso na vida, as vezes é preciso receber ideias aleatórias do inconsciente, hoje estudaremos como aumentar a criatividade.

1° Exercícios de divergência
    Ao contrário dos testes de inteligência, esses não possuem uma resposta  correta, e sim uma quantidade melhor. Quantas utilidades você pode pensar para um cobertor? Formar uma tenda, fazer fogo, envolver em uma pedra e fazer uma arma, cobrir janelas quebradas....

    Muitas pessoas de alto QI acabam tendo resultados muito baixos nesses testes, enquanto outros com número menor acabam conseguindo mais respostas. Esse fator pode ser o responsável por muitos fracassos em indivíduos de alto QI.

    Uma boa tática para aumentar a criatividade é imaginar usos originais para objetos do cotidiano. No começo pode ser difícil, mas aos poucos você estará afiado a ponto de não gastar tanto tempo e energia para obter resultados criativos.
 
2° Cultive a mentalidade criativa
    A criatividade não é algo restritamente intelectual e lógico, ela engloba elementos emocionais e intuitivos. Crianças são criativas por natureza, porque como elas não tem ideia formada a respeito do mundo, são receptivas à todas as fontes de informação. 

    Uma mente criativa observa a realidade todo dia de uma forma diferente, mantendo-se em estado constante de interesse e satisfação com o mundo.
 
3° Serendipidade
    A maioria dos grandes inventores dedicaram anos pensando como resolver certos problemas. Mas o fato curioso é que em muitos casos,a ideia chave não chega em momentos de meditações profundas e longas, mas sim em momentos inesperados de descanso.

    Para estimular esse fenômeno, basta absorver o máximo possível de dados sobre o problema(sem se preocupar com o rendimento desse processo) e depois de começarem os efeitos da exaustão mental, parar. Depois de receber tantas informações, o nosso subconsciente automaticamente trabalha com elas e retornam ideias em momentos aleatórios, como em conversas ou refeições.

4° Valorize as artes
    Muitas pessoas acreditam que para alcançar o sucesso e boas ideias, devem ler livros técnicos e de autoajuda e que artes, livros de ficção ou filmes são perdas de tempo. Isso é uma grande idiotice, já que muitas pensamentos e invenções foram implementadas através de fontes fictícias.

Bibliografia
Maestria de Robert Greene
A história secreta da criatividade de Kenin Ashton

Nenhum comentário:

Postar um comentário