domingo, 13 de dezembro de 2020

Como desenvolver sua criatividade

Como já foi dito anteriormente, apenas um alto processamento e memória não garantem soluções para problemas ou sucesso na vida, as vezes é preciso receber ideias aleatórias do inconsciente, hoje estudaremos como aumentar a criatividade.

1° Exercícios de divergência
    Ao contrário dos testes de inteligência, esses não possuem uma resposta  correta, e sim uma quantidade melhor. Quantas utilidades você pode pensar para um cobertor? Formar uma tenda, fazer fogo, envolver em uma pedra e fazer uma arma, cobrir janelas quebradas....

    Muitas pessoas de alto QI acabam tendo resultados muito baixos nesses testes, enquanto outros com número menor acabam conseguindo mais respostas. Esse fator pode ser o responsável por muitos fracassos em indivíduos de alto QI.

    Uma boa tática para aumentar a criatividade é imaginar usos originais para objetos do cotidiano. No começo pode ser difícil, mas aos poucos você estará afiado a ponto de não gastar tanto tempo e energia para obter resultados criativos.
 
2° Cultive a mentalidade criativa
    A criatividade não é algo restritamente intelectual e lógico, ela engloba elementos emocionais e intuitivos. Crianças são criativas por natureza, porque como elas não tem ideia formada a respeito do mundo, são receptivas à todas as fontes de informação. 

    Uma mente criativa observa a realidade todo dia de uma forma diferente, mantendo-se em estado constante de interesse e satisfação com o mundo.
 
3° Serendipidade
    A maioria dos grandes inventores dedicaram anos pensando como resolver certos problemas. Mas o fato curioso é que em muitos casos,a ideia chave não chega em momentos de meditações profundas e longas, mas sim em momentos inesperados de descanso.

    Para estimular esse fenômeno, basta absorver o máximo possível de dados sobre o problema(sem se preocupar com o rendimento desse processo) e depois de começarem os efeitos da exaustão mental, parar. Depois de receber tantas informações, o nosso subconsciente automaticamente trabalha com elas e retornam ideias em momentos aleatórios, como em conversas ou refeições.

4° Valorize as artes
    Muitas pessoas acreditam que para alcançar o sucesso e boas ideias, devem ler livros técnicos e de autoajuda e que artes, livros de ficção ou filmes são perdas de tempo. Isso é uma grande idiotice, já que muitas pensamentos e invenções foram implementadas através de fontes fictícias.

Bibliografia
Maestria de Robert Greene
A história secreta da criatividade de Kenin Ashton

domingo, 6 de dezembro de 2020

Resenha do livro: Primeiro Amor de Iván Turgenev


    Esse livro é um clássico da literatura russa, e foi o primeiro a ser traduzido para o resto da Europa. É relativamente bem curto,e narra o primeiro amor de um jovem, abordando varios aspectos psicologicos da relação entre homem e mulher na juventude. Apesar de ser uma ficção, o autor garante que tem alguns traços autobiográficos.

    O jovem Vladímir Petróvitch vive com sua família em uma propriedade rural relativamente no interior. Seu pai é visto pelo filho como um homem perfeito, sem emoções, atitudes e tratamentos frios porém cordiais, e acima de tudo, objetividade. A mãe do protagonista é uma mulher um pouco velha e insegura a respeito da fidelidade do seu marido.

    Uma mãe e filha de um ramo da realeza que já decaiu chegam para viver na região, se instalando numa casa pequena e mau tratada. Embora tenham um criado,vivem com restrições, já que muitas vezes faltam componentes básicos como acúcar na casa.

    A filha da nova vizinha, que se chamava Zinaida, é vista pelo protagonista como perfeitamente bela, e ele instantaneamente se apaixona. Ele sequer tinha ciência do caráter, reputação, atitudes ou nome da moça. Ele simplesmente se interessou por ela pelo seu corpo.

    O protagonista não é o único na região à ficar fissurado pela nova moradora. Quatro outros rapazes a visitavam regularmente, todos mostravam escancaradamente seu interesse, e a jovem oscilava entre fingir não perceber o interesse ou indecisão sobre qual pretendente era melhor.

    Zinaida percebe muito bem que é ela quem tem o maior domínio nessas relações, então ela tenta perpetuar esse poder, ela sempre tenta dar aos cinco a ilusão de que talvez a redribuição seja possível, mas quando eles pensam que estão muito próximos dela, ela finge desinteresse e escolhe outro como favorito.

    Em um trecho interessante da história, Zinaida fala que em seus sonhos ela é uma rainha sem rei. Existem varios homens de nobreza dando presentes e elogios, mas ela os despreza. Isso significa que em seu íntimo, ela nunca se interessou por nenhum deles, apenas queria se sentir bem e atraente.

    Mas o jovem Vladímir era inesperiente demais para perceber isso. Ele ingenuinamente achava que caso se mostrasse bondozo, apaixonado e atencioso, os sentimentos de Zinaida iriam em algum momento iriam o corresponder, quando na verdade, demostrar muito seu interesse logo no início acabou gerando o efeito contrário.

    No fim, o protagonista ficou tão atormentado e possesivo, que quando surgiram boatos de que ela se encontrava anoite com alguém, ele pegou uma faca e seguiu para a área suspeita, onde estava preparado para matar.Nesse fase, ele já perdeu seus valores e identidade por esse amor fracassado.

    Finalmente, ele acaba descobrindo que a pessoa com quem Zinaida se encontrava, era na verdade seu próprio pai. O único que não a bajulava e não mostrava sentimentos. Também vale resaltar que ele era o mais inacessível de todos(porque era casado).

Algumas lições sobre o livro
1° Não trate bem as mulheres bonitas apenas por serem bonitas.
2° Não comece a projetar todo um futuro de amor com alguém que você acabou de conhecer.
3° Não demonstre seu interesse tão fácil ou rapidamente, assim você parecerá fraco.
4° Também não retribua tão facilmente flertes da outra pessoa. Esse interesse pode na verdade ser uma armadilha apenas para avaliar o quão interessado você está.
5° Aprenda que as outras pessoas tem desejos diferentes de você, e algumas não jogam limpo para os alcançar.