quarta-feira, 1 de março de 2023

Resumo do guia da memória operacional (Scott Young)

    Nesse post, eu continuo com minha série de resumos sobre os mini livros de Scott Young, dessa vez iremos abordar a working memory (Memória operacional) que é a memória que usamos quando estamos executando uma tarefa ou aprendendo algo novo.

O que é a memória operacional

    Ela é o espaço mental que nosso cérebro utiliza para combinar novas informações e pensamentos, e gerar novas ideias.Ela pode ser comparada a bancada de trabalho de um carpinteiro .Seguindo o modelo de Alan Baddeley, a memória operacional pode ser resumida em quatro componentes:

1. Loop fonológico: Armazena sons, como frases e números;

2. Bloco de desenho visual: Armazena imagens ou "vídeos";

3. Central executiva: Capacidade de manipular as informações, em outras palavras: Você;

4. Buffer episódico: Essa componente não é trabalhada nesse guia;
 

Por que a memória operacional é relevante

    A memória operacional determina o quão inteligente uma pessoa é. Quando você está assistindo uma aula, e percebe que a partir de um certo ponto deixa de aprender ou prestar atenção, significa que sua memória operacional está sobrecarregada.


Como melhorar o loop fonológico

1. Não escute música enquanto estuda, a música ocupa uma parte do espaço do loop fonológico, mesmo quando ela é instrumental ou em língua estrangeira. Além disso, estudos demonstram que as pessoas não são boas em avaliar o efeito das músicas em si mesmas. Pessoas que dizem precisar de música para estudar tendem em ser as que mais se prejudicam com ela.

2. Pratique memória de curto prazo envolvendo dígitos. A maioria das pessoas conseguem escutar e memorizar até quatro algarismos. Com prática, você pode aumentar essa faixa.

Como melhorar o bloco de desenho visual

1. Melhore sua imaginação e capacidade de mentalizar abstrações através da leitura.

2. Use estratégias de imaginar coisas absurdas ou lúdicas misturadas com informações que você quer memorizar

Como aprimorar a central executiva

1. Não seja multitarefa. Pensar em várias atividades ao mesmo tempo é ineficaz. Cultive o foco através da meditação e detox de dopamina.

2. O design dos seus materiais de estudo também é importante. Alguns livros cometem erros de formatação que dificultam o aprendizado.

 


Particionamento: O segredo para aprender qualquer coisa

    A forma mais efetiva de aprender, é acumulando conhecimentos menores e os juntando em blocos maiores. Utilizamos essa técnica para memorizar números de telefone, memorizando os dígitos em duplas ou trios. Essa técnica, embora simples, pode ser usada para memorizar conceitos e fórmulas matemáticas complexas, desde que o estudante use sua criatividade para idealizar o tipo de particionamento mais conveniente.

    Para resolver equações diferenciais por exemplo, o estudante usa vários blocos de conhecimento: álgebra, integração, diferenciação entre outras habilidades. No geral, esses blocos são mais eficientes quando as informações contidas neles são semelhantes. É mais fácil memorizar um grupo de palavras que correspondem a pedras preciosas, do que memorizar a mesma quantidade de palavras de um segundo grupo sem nenhuma relação entre si.

Pré treinamento

    Em uma pesquisa envolvendo o ensino de sistemas de freio de carros, um grupo de alunos recebeu um breve pré treinamento sobre os nomes dos componentes e onde eles estão localizados, enquanto o grupo de controle recebeu todas as instruções de uma vez.

    Embora os dois grupos tenham sido expostos à mesma informação, o grupo do pré treinamento obteve performance melhor. Você pode aplicar esse princípio em várias situações. Se futuramente você irá estudar sobre máquinas elétricas, um pré treinamento interessante seria estudar sobre as partes de um motor, seus nomes e suas utilidades.

Carga cognitiva

    A carga cognitiva corresponde a dificuldade para que a memória de trabalho armazene informações. Resolver problemas aritméticos demanda uma carga cognitiva menor do que solucionar problemas de probabilidade. A carga cognitiva é a culpada pelos problemas de aprendizado. Ela é dividida em três categorias.

Carga intrínseca: A dificuldade da tarefa por si mesma. Quanto mais complexa for a atividade, maior é a carga cognitiva associada. Para lidar com esse problema, é recomendado é separar o problema complexo em várias partes menores, e tentar dominar essas partes gradualmente.

Carga extrínseca:  Está associado ao mal design do material de estudo. Para resolver esse problema, basta trocar seu material de estudo por outro melhor

Carga germânica: Esse terceiro tipo de carga representa o esforço para unir todos os particionamentos e realmente aprender o conhecimento.

Ansiedade

    A ansiedade é um veneno para a memória operacional. É possível superar a ansiedade fazendo com que ela seja transmutada em excitamento em aprender algo novo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário