sábado, 21 de novembro de 2020

Cuidado ao parecer perfeito demais para os outros


O que é ser melhor que os outros?
    Luiz Felipe Pondé uma vez disse no seu canal no youtube uma frase que me provocou: "Conviver com alguém melhor do que você é na maioria das vezes uma tortura, apesar de falarmos que todos nos somos iguais,sabemos que existem pessoas melhores do que outras.
 
 Muitas pessoas possuem características valiosas que outras não possuem.

Inteligência:capacidade de aprender coisas difíceis sem muito esforço, é muito util para para ocupar cargos e cursos rentaveis e conquistar uma vida prosperar. Na escola todos já vimos o aluno que se destaca ser boicotado pelos colegas mediocres.

"Por certo você lembra do menino de sua sala na escola que era excepcionalmente brilhante,era quem sempre recitava e dava as respostas enquanto os outros ficavam sentados com cara de cretinos,odiando-o. E não era esse sabichão que vocês pegavam para o cristo depois da aula?" Farenheit 451

Beleza: Todos sabemos que existem pessoas feias e bonitas.Se você for mulher, ela faz muita diferença.Ela abre oportunidas para muitas experiências prazerosas e vantajosas da vida. O livro capital erótico da sociologa Catherine Hakim é todo voltado a disparidade economica entre pessoas feias e bonitas.

Dinheiro: O dinheiro traz a possibilidade de adquirir bens e serviços que são invejados por muitos como viagens,saúde e sexo.O filosofo Nelson Rodrigues já dizia "Dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro"

Moralidade: Pessoas certinhas são inconscientemente um incomodo para as pessoas de moralidade mediana. Elas são sempre boicotadas, e quando fazem algo de errado, todos gostam de condena-los. Superioridade moral é irritante.

Quando uma pessoa tem duas ou três caractéristicas  dessa lista,ela geralmente é uma pessoa bem melhor que a maioria.

Porque demonstrar superioridade na maioria das vezes é um mal negócio?
 
    Em 1718, Benjamin Franklin foi trabalhar na gráfica do seu irmão.O jovem aprendiz aspirava ser escritor, e aquele trabalho era perfeito para ele,pois ele entraria em contato com varios trabalhos e melhoraria sua escrita.
   Quando se sentiu confiante de seus trabalhos,pediu ao irmão para escrever histórias para o recém inaugurado jornal,mas ele recusou por achar que a o jovem ainda não tinha amadurecido suas habilidades.
   Então O jovem Franklin resolveu criar um pseudônimo e enviar varias histórias para o jornal. O irmão ficou maravilhado com a inteligência fora do comum daquele leitor-escritor e publicou seus trabalhos,que se tornaram a parte mais popular do jornal.
   Com o tempo, Benjamin não se conteve e confessou ao irmão que na verdade era ele o escritor daquelas cartas. Ao invês de ser reconhecido, a relação entre os dois piorou e até que ele não suportou e saiu da grafica-jornal.
   Algum tempo depois,ele já estava trabalhando na inglaterra em outra gráfica.Seus colegas de trabalho tinham o hábito de fazer uma vaquinha para uma vez na semana comprar bebidas,mas ele ficava de fora por não beber.Além disso,era um o funcionário mais produtivo
   Ele começou a perceber que varios erros apareciam em paginas que ele jurava ter corrigido,e ele era sempre o responsabilizado.Até que ele resolveu contribuir com o fundo para bebidas,e tudo voltou ao normal.

Oque podemos aprender com essa história?
Robert Greene escreveu em seu livro 48 leis do poder muitas leis sobre como mostrar suas capacidades e objetivos pode ser prejudicial.Aqui eu colocarei um resumo;

1° Sempre pareça menos inteligente e talentoso que os outros,especialmente quando o outro está em posição superior.
   A inteligencia como já falado anteriormente é muito importante na atualidade,ela a muito tempo,substituiu a força física como melhor atributo.Ninguém gosta quando alguém que demonstra ser mais esperto em tudo,quando existe oportunidade,essa pessoa é sempre punida pelas massas.
   Esse fator é agravado quando a pessoa mais inteligente é aluno ou subalterno do outro.Este se sente ameaçado e tenta a todo custo o destruir.A história tem muitos exemplos disso,desde Saul e Davi,até os irmãos Franklin.É sempre útil aumentar o ego do seu mestre,pedindo ajuda e fazendo com que ele se sinta importante.

O povo brasileiro em sua maioria é mediocre, se sente mais confortavel justamente com pessoas humildes. Provas de popularidade como eleições políticas, reality shows como BBB e shows de talentos são geralmente vencidos por pessoas mais comuns, sem tantos atributos especiais.

2° Não fale sobre seus planos e objetivos para os outros.
   Contar sobre seus projetos aos outros gera muitos riscos e nenhuma recompensa.As outras pessoas podem se tomar pela inveja e atrapalhar seus sonhos.


"Parecer melhor do que os outros é sempre perigoso, mas o que é perigosíssimo é parecer não ter falhas ou fraquezas. A inveja cria inimigos silenciosos. É sinal de astúcia exibir ocasionalmente alguns defeitos e admitir vícios inofensivos para desviar a inveja e parecer mais humano e acessível. Só os deuses e os mortos podem parecer perfeitos impunemente." Robert Greene

Livros recomendados

48 leis do poder Robert Greene
Maestria Robert Greene
O capital erótico Catherine Greene
Como fazer amigos e influenciar pessoas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário