sábado, 21 de novembro de 2020

Como ter uma super-memória

"A memória nunca apreende a realidade, ela a reconstrói. Toda reconstrução modifica a original tornando- se uma estrutura externa a referência que inevitavelmente apresenta falhas" 

Manual mentat de Duna por  Frank Herbert


    O alemão Boris Nikolai Konrad já foi bicampeão em olimpíadas de memorização, seu cérebro foi escaneado e não foi achado nada de especial. Ele próprio admitiu que tinha uma memória ruim na infância.Mesmo assim, ele foi capaz de memorizar a ordem de baralhos de 52 cartas em menos de um minuto, e lembrou de centenas de rostos em menos de meia hora.

    A neurociência garante que qualquer um pode refinar suas habilidades e chegar nesse nível, a memória é um atributo que é aprendido, não ganhado.
1° A questão do interesse
    Embora a maioria das pessoas não percebam isso, todos temos uma memória espetacular, desde que tenhamos verdadeiro interesse no material memorizado. Quando lemos um livro por livre e espontânea iniciativa, absorvemos um grande volume de informação sem muito esforço. Por outro lado, quando precisamos decorar equações de física, nosso cérebro esquece tudo depois da prova(sendo bem otimista).

    Pessoas que gostam de futebol conseguem se lembrar de todos os nomes dos jogadores, suas posições e seus resultados. Jogadores de Yu-Gi-Oh conseguem memorizar os efeitos,nível, ataques e defesa de centenas ou no meu caso milhares de cartas. Tudo isso porque temos interesse em determinado conteúdo. Se interesse verdadeiramente por algo, e você nem perceberá que já memorizou.

2° Considere a curva de esquecimento

    Se você recebe uma informação isolada e não a usa, seu cérebro entende que ela é uma das varias que você captou ao longo do dia que devem ser esquecidas. Quando estamos lendo, devemos esperar alguns minutos antes de realmente escrever o resumo no papel.

    Depois de feita a anotação, ela deve ser revista no final do dia, e depois dali a 3 dias, cada vez com um espaço maior de tempo. Assim o cérebro entende que esse conteúdo é útil e não deve ser esquecido.É mais produtivo estudar quatro horas em tempos particionados do que seis contínuos.

3° Filtre a informação
    Nosso cérebro atual não mudou nada desde a idade da pedra. Por outro lado, a quantidade de informação que recebemos aumentou drasticamente. Recebemos fotos e textos que tiram nosso foco, e acabam acostumando o cérebro com informações de curto prazo, nossos cérebros estão decaindo em memória RAM de computadores.

    Afaste-se da internet o tanto quanto possível, passe um tempo sem receber informações. Você não pode memorizar tudo, então é preciso simplificar oque seu modo de vida.

4° Palacio da memória
    O mitológico mapa da memória, exageradamente exposto na cultura popular como capaz de memorizar centenas de coisas. Essa técnica consiste em construir visualizações e associações absurdas que dificilmente podem ser esquecidas.

    A técnica consiste em criar um lugar abstrato, pode ser uma casa ou até mesmo um lugar aberto, e colocar as coisas que você deve lembrar. Se você precisa ir no mercado comprar ovos,leite,farinha e vinagre, você pode se imaginar indo comprar um bolo molhado de vinagre. Por que um bolo? Porque é oque eu penso quando escuto farinha,ovos e leite numa mesma frase.

    Essa técnica de visualização não precisa realmente ser feita em um palácio. Se você está estudando historia, se coloque nela e se imagine vivendo naquele tempo. Se está estudando cálculo diferencial e integral, imagine que precisa usar aquilo para resolver algo útil em sua historia.

    Muitas pessoas acreditam que para aprender alguma coisa, é preciso ler e repetir varias vezes até "decorar" . Mas na verdade basta ler e visualizar como as coisas funcionam. As memórias humanas não trabalham apenas com imagem, elas são multidimensionais, possuem movimento,cor,cheiro e emoções.

5° Associação
    Construir pontes entre o conhecimento novo com o velho, faz com que ele seja mais bem recebido.
ixwf rdovutod e jx jwocr$ kso coneif icwm.
Esse escritor é um louco, não confie nele.
    A frase de cima tem o mesmo tamanho que a de baixo, mas é infinitamente mais difícil de decorar. Na segunda você ja tem memorizado significado para todas as palavras, então basta apenas associar. Associar certas emoções com alguma informação é uma técnica de associação eficaz.

6° Mnemônicos
    São artimanhas que podem no mínimo, duplicar a sua memória. Frases que pessoas usam para memorizar formulas matemáticas ou listas de elementos da tabela periódica. O sistema de mãos que usam para saber quais meses do ano acabam com 31 dias também é um famoso exemplo de mnemônico. Os melhores são aqueles criados por você mesmo.

7° Estado de foco absoluto
    Como já foi dito antes, estamos numa época de constantes distrações. Todos os dados que recebemos passam pelos nossos sentidos igualmente, mas se nosso mente está divagando no passado ou no futuro, ela pode ser perdida. Aprenda a pensar apenas no presente. Para conseguir entrar e permanecer nesse estado que alguns chamam de mindfullless, é preciso praticar meditação. Talvez eu faça algum texto específico para isso

8° Acredite na sua capacidade
    Sim eu sei que isso é COACH barato, mais é verdade. Quando seu subconsciente entende que você é capaz de fazer algo, existe uma melhora significativa. Existem pesquisas que sugerem que as crenças e mentalidades do indivíduo podem influenciar até mesmo seu estado de saúde.

9° Anotações eficientes
    Além de esperar um pouco antes de escrever, é preciso ter cuidado na qualidade do resumo. Tente resumir o assunto com suas palavras,como se você estivesse tentando explicar a outra pessoa que não sabe de nada. Padronize cores para títulos, formulas para deixar elegante e prazeroso.
 
Usar mapas mentais também pode ser eficiente, esse site é especial para isso

Bibliografia
Máxima performace de Simone Grohs
Super- Cérebro de Deepak Chopra
Pier Luigi Obra completa
Use a sua mente de Tony Buzan
A mente organizada de Daniel J. Levitin
Aprendendo a aprender de  Walther Hermann
O poder do subconsciente
A vida intelectual
Memória de Iván Izquierdo
Memorize como Sherlock Holmes de Steve Allen


Como aprimorar o processamento mental

1° Não se prenda em uma rotina
    Um dos grandes defeitos do nosso cérebro é a tendência de sempre repetir comportamentos e traumas mecanicamente. Somos crianças sempre querendo fazer a mesma coisa. É importante ter uma boa rotina, mas é perigoso ficar preso nela.

    Use diferentes rotas de estrada ou ônibus para chegar em algum lugar.Faça algumas atividades com a mão esquerda ao invés da direita como escovar os dentes ou escrever.Aprenda uma nova linguagem de programação ou idioma(oque for mais útil para sua carreira).

2° Leia bons livros
    Internet,televisão e celular são os três grandes inimigos do cérebro. Uma reportagem recente da BBC constatou que essa geração quebrou um padrão de cada geração teriam QI maior de que a anterior desde os anos 60. Estamos sendo escravos da tecnologia.

    Por outro lado, ler aumenta a velocidade do cérebro, ajuda a desenvolver vocabulário,criatividade,memória,foco e força de vontade. Mas não basta pegar qualquer livro, precisa ser um bom.

    Livros de literatura clássica brasileira ou internacional, filosofia, política e economia são livros que desafiam os limites do cérebro porque exigem uma capacidade maior de interpretação. Ler algum titulo de outro idioma também é muito eficaz. Livros policias também são interessantes, porque convidam o leitor a solucionar um problema.

3° Tenha modos de lazer produtivos

    Jogar xadrez,lumosity,Age of Mythology ou resolver inigmas ajuda a exercitar o pensamento. Jogos de tiro também desenvolvem o raciocínio rápido.Entenda que é preciso ter todo um estilo de vida voltado para a mente.

4° Não se renda à tecnologia facilmente
    Alan Schoenfeld, professor de matemática da Universidade de Berkeley defende que o atributo mais significativo para avançar na matemática é a persistência em resolver os problemas por conta própria.

    A maioria dos estudantes de hoje passa 5 minutos tentando solucionar uma questão, depois procuram a resolução na internet quando não conseguem. A capacidade de solução de problemas está sendo comprometida em busca do aprendizado rápido e superficial. Estamos cada vez com mais preguiça de pensar.

    O professor defende que a postura do verdadeiro aprendiz é aquela em que ele gasta 20 minutos para solucionar o problema, quando não consegue, continua com o problema pendente, e finalmente depois de seguir varias hipóteses e rotas que não deram em nada, acha a certa.

5° Tenha foco
    O cérebro humano não foi desenhado para ser multitarefa. É preciso desenvolver uma habilidade cada vez mais escassa no mundo moderno, de focar no mínimo de linhas de pensamento possíveis. Hábitos como assistir televisão e ver o celular ao mesmo tempo, ou pensar em coisas totalmente desconexas nas aulas são verdadeiros destruidores de foco.

6° Não adie decisões e pensamentos difíceis
    O cérebro é uma máquina com parte consciente e inconsciente. Este último é semelhante a um animal que reage a dor e prazer, e precisa sempre ser domesticado pelo primeiro. Quando você deixa atividades que envolvem muito processamento cerebral para depois, você está passando a mensagem de que essa atividade não é importante.

    Faça uma lista de dois lados. A primeira deve conter todas as coisas satisfatórias que você faz ao longo do dia: o copo de água que você sempre deve beber para não morrer, o copo de café, refeicões,atividades de lazer, tudo deve estar listado. Do outro lado coloque todas as coisas que você deve fazer, porém acha desagradável como: Estudar ou fazer exercícios.

    Antes de fazer qualquer ação prazerosa, sempre faça antes algo da sua lista de tarefas. Assim seu cérebro deixará de ser um consumidor, e passará a ser um produtor. Além disso, se ele entende que precisa trabakhar para receber recursos de sobrevivência como água e comida, ele será forçado a aumentar seu potencial ao máximo.
7° Não tenha medo de falhar
    Quando temos algum problema importante que precisa ser solucionado e fracassamos, acabamos criando barreiras mentais de que não somos bons nisso e que não se deve tentar repetir.

    Encare a impotência como o degrau final de uma escada, como uma oportunidade de crescimento. O medo de tentar e "descobrir" que você não é bom é um hábito que deve ser evitado.

Como lidar com mulheres

Esse texto de certa forma é uma continuação do anterior sobre como lidar com pessoas. Muitas coisas do primeiro continuam valendo aqui, outros precisam ser totalmente esquecidos. Esse texto se refere a relações heterosexuais, e assim como o primeiro texto, é baseado em varios livros que serão recomendados no final.

Alguns provavelmente irão taxar esse post como machista(e não estão errados) mas ele é simplesmente realista. A realidade raramente é bonita aos ouvidos.

A natureza do homem
Nós homens somos biologicamente descartaveis. Uma ilha com 50 homens e mulheres produzem 50 gestações.Se 25 homens morrerem e ainda existirem 50 mulheres, provavelmente ainda haverão 50 gestações. Temos um instinto natural para querer ter relações com o máximo de mulheres possíveis, é chamado efeito coolidge.

Somos por natureza mais dependentes das mulheres do que elas são para nós. Nós as selecionalos pelos atributos físicos e pela juventude. É mais fácil você ver uma mulher bonita com um homem feio do que o contrário.
A natureza da mulher
A mulher por outro lado é mais seletiva, enquanto um homem pode fertilizar varias mulheres, ela só pode ser fertilizada por um. Por tanto, esse único deve ser o mais capaz possível para prover recursos à prole. São elas que decidem quem fica sozinho ou com companhia.

A mulher tem repulsa pelo homem mediano.Elas são hipergamicas por natureza. Se atraem por aqueles que estão no topo nos ambitos  sociais,financeiros e sexuais. Basta olhar todo material que elas gostam, desde os filmes da Disney até os livros do gênero 50 tons de cinza(que estão crescendo aos montes hoje em dia). É sempre a mesma narrativa: um homem destacado, que poderia ter qualquer mulher que desejasse, mas que se apaixona pela protagonista. É o sonho de consumo delas.

Além disso elas sentem o desejo de se afirmarem como atrativas. Elas inflam sua autoestima rejeitando homens que demonstram interesse logo de cara. Elas também sentem desejo maior por homens já compromisados ou que são objeto de desejo de outras mulheres. Porque se ela o conseguir, significa que ela é melhor que suas rivais.

1° Seja sempre o melhor
Como já foi dito acima e provavelmente vai ser repetido varias vezes, você precisa ser superior a ela e aos outros homens. Mas não deve demonstrar que quer provar isso. Deve ser algo que é visto por todas, você não precisa comunicar.

Não seja alguém que corre atrás de mulheres. Seja um homem que as mulheres corram atrás. Busque ser sempre a melhor versão de sí mesmo e tente evoluir em todos os quesitos: social,financeiro, intelectual e físico.

"O objeto  de  paixão sempre  é visto  como superior  pelo apaixonado e jamais  como inferior  ou igual " Nessaham Alita

2° Mostre indiferença
Se você mostrar interesse logo no início, o alvo pode criar barreiras que nunca serão rompidas. O primeiro contato deve aparentar ser acidental e indireto, se aproxime perifericamente dos amigos dessa pessoa. Inicialmente não deve aparentar nenhuma intenção sedutora em você. Se acabar parecendo que é ela que veio até você, então é ponto extra. Induzir ela a ficar com outro homem também é uma tática eficaz de mostrar indiferença.

Além disso, mostrar indiferença é atrativo para as mulheres porque desafia o orgulho feminino delas. Se você trata ela como uma pessoa normal ao invês de uma deusa, significa que você é melhor do que ela e tem varias outras querendo você.

Se ela não tem a satisfação de poder rejeitar, ela acaba sendo desafiada a seduzir. Os bonzinhos são levados a pensar que o amor nasce em retribuição à gentileza, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Só é possível existir desejo sobre aquilo que não temos.

Na frança monarquica, o inexperiente Marquês de Sévigné tentava miseravelmente conquistar uma jovem condessa. A cortesã Ninon de Lenclos o aconselhou a parar de fazer todas as coisas que ele estava fazendo e tentar uma nova abordagem.

Ele deveria tratar a condessa com indiferença e andar sempre com outras mulheres tão belas quanto ela. A condessa então, ele então aumentou seu valor aos olhos do seu alvo e passou a ser desejado. Quando tudo estava indo bem, o marquês acabou revelando tudo a condessa. Agora que ela sabia que sempre foi ela a desejada e não o contrário, seu orgulho estava inflado, então ela o rejeitou.

3° Faça parecer que outras mulheres gostam de você
Falar com outras mulheres ou fingir interesse por outra aumenta a atração. É por isso que elas se atraem tanto por cafajestes. Se eles conquistaram tantas antes, significa que eles deveriam ter algo de especial. As mulheres gostam do que as outras também gostam.

Além disso, ter outras mulheres ao seu redor também desperta a vaidade delas. Elas se sentem bem ao tomar alguém já comprometido ou que gosta de outra. Por isso que elas correm atrás daqueles que não gostam delas e rejeitam aqueles que logo de cara mostram interesse.
" Se estiver interessado em uma mulher,dê atenção a irmã dela" Stendhal
4° Alternância e espelhamento
O afeto ou desprezo em constância sempre levam ao fracasso. O apropriado é alternar entre esses dois. Envie sinais duvidosos sobre suas intenções. Trate ela bem algumas vezes e em outras despreze.

Também é útil usar o espelho das reações dela como referência. Se ela te ignorar, ignore ela também para que no final ela que tenha que recomeçar o contato. Quando ela te tratar bem,trate ela ainda melhor e quando ela o desprezar, despreze ela ainda mais.

5° Seja desapegado
Mulheres tem ânsia de homens emocionados e apegados. Esteja sempre preparado para que ela saia do relacionamento a qualquer momento. Também é eficiente ser imprevisível.


Algumas armadilhas femininas nos relacionamentos

A seguir, tem uma pequena lista de técnicas femininas e como maneiras para ad desarticular.
Testes: Chamados as vezes de shit tests são perguntas que elas fazem pra ver se você é imaturo ou inesperiente com as mulheres. Caso você seja provocado,aja como se isso não o atinja. Caso ela pergunte sobre seu histórico sexual, dê respostas vagas ou diga que tem algum sem exagerar. Seja misterioso.
Puxa e empurrar: No início elas podem fingir interesse para testar a reação dos homens. Quando estes retribuem interesse com muita facilidade , elas se satisfazem e vão embora. Se isso acontecer no início, reaja do jeito mais ambíguo possível, não recuse nem aceite. E ela ficara presa na dúvida: ele gosta ou não gosta? Está comprometido? Já gosta de outra?
Instrumentalização de ciúme: Quando a relação já está em um nível mais intimo, elas as vezes podem se aproximar de outros homens de propósito para instigar ciúmes. Se você demonstrar que está incomodado, você entrega todo o poder da relação para ela,não faça isso.
Sumir: Simplesmente do nada, desaparecer. Se isso acontecer, não procure e caso encontre ela, finja que foi acidental. Ela que deve fazer o recontato.

Material de referência
Esse texto foi um resumo de muitos livros e eu espero adicionar mais conteúdo a ele no futuro. Mesmo assim, a leitura de todos eles é recomendada

Nessaham Alita todos os 7 livros
A arte da Sedução Robert Greene
Como fazer alguém se apaixonar em 30 minutos de Nicholas Boothman

Rotina matinal

Muitos COACHS tem escrito sobre oque você deve fazer nas manhãs para obter mais sucesso na vida. Embora esses livros estejam na moda hoje em dia, não significa que eles são inúteis ou modas passageiras.

Muitos filosofos antigos como Aristóteles e Marco Aurelio já relatavam sobre a importância de boas práticas matinais. As manhãs são o momento do dia em que acabamos de tomar consciência, é o momento onde estamos com o lado racional mais fraco. A qualidade das primeiras horas do dia podem definir a do resto dele.

1° Arrume sua cama (3 minutos)
Arrumar a cama é um ritual no meio militar. O ex- almirante da SEAL William H. Mcraven, que atualmente é reitor da Universidade do Texas escreveu um livro com o título: Arrume a sua cama.
Pode parecer inútil, já que no fim do dia você terá que desfazer a mesma, mas é comprovado que essa prática torna o restondo dia mais produtivo. Você começa o dia com um pequeno dever cumprido.
2° Beba água (2 minutos)
Muitos estudos apontam que antes do café, devemos beber um copo de água depois de acordar, Porque nosso corpo geralmente está desidratado depois de passar oito horas dormindo. Esse hábito melhora a qualidade de vida, previne doenças e melhora a concentração.
3° Pense positivamente sobre as coisas que pretende fazer (5 minutos)
Se imagine fazendo todas as tarefas do dia com sucesso. Fale para você mesmo que durante esse dia, suas ações devem ser direcionadas para alcançar suas mais altas inspirações e felicidades. Tudo que você irá fazer, desde coisas grandes até pequenas, deverá ser para alcançar seu estado maior.

Agradeça a sí mesmo por todos os esforços que você já fez nos dias anteriores, e visualize o futuro que você sonha e a pessoa que você deseja se tornar, faça nesse dia tudo se aproximar desse estado, e pare tudo que te afasta dele.

4° Exercícios físicos(20 minutos)
Uma curta caminhada na primeira hora do dia ajuda a melhorar sua disposição e concentração no resto dele. Caso você não more perto de um bom lugar para caminhar,fazer exercícios como flecções também não é uma idéia ruim.
5° Leitura(20 minutos)
Ao longo dos milhares de anos existiram muitos homens mais inteligentes que você, que gastaram anos desenvolvendo duas idéias e cristalizaram suas mentes em livros. Começe com algum livro que esteja na sua zona de conforto, e depois avance para leituras mais difíceis.
6° Escreva uma to do list (10 minutos)
Escreva num caderno as missões que você precisa cumprir hoje. Esse caderno precisa ser algo quase que sagrado, que você deve nunca deixar de cumprir. Se você não fazer as coisas que escreve, isso acaba se tornando um hábito.

Então no início, escreva poucas coisas e cumpra tudo. De preferência, comece pela tarefa mais difícil e desagradável. Caso queira um modelo de anotações com máxima eficiência, procure na internet o Bullet Journal.

Livros
Arrume sua cama de William H. Mcraven
O milagre da manhã de Hal Elrod
O método Bullet Journal de Ryder Carrol

Como ser um gênio

Christopher Langan já sabia falar com 6 meses de idade, com 3 anos aprendeu a ler e ouvia radio. Na escola se dava bem em provas só revisando o assunto alguns minutos antes da chegada do professor. Na adolescência já compreendia obras de filosofia e matemática de alto nível como a Principia mathematica de Newton.Já na fase adulta ficou famoso indo a varios programas e fazendo testes de QI que acabavam altíssimos ou até mesmo fora do gráfico.

Seria possível para mim ou você(que provavelmente não é um gênio) alcançarem o nível de inteligência de Langan ou de outros como ele? Seria a inteligência algo fixo e genético?  Ao longo desse texto pretendo abordar essas questões.

De onde vêm os gênios
Por muito tempo foi considerado que a genialidade e sucesso eram caracteristicas herdadas genéticamente, e havia boas razões para acreditar nisso. Existem padrões de famílias que ganham o prêmio Nobel, de pais inteligentes que geram filhos inteligentes. Mas então começaram a ponderar se não seria apenas o ambiente e incentivo os responsáveis por esse fenômeno.

Malcolm Gladwell no seu livro Fora de série tenta estudar essa questão. Analizando as pessoas de sucesso, ele descobriu que pessoas de prestígio em determinada área simplesmente praticavam essas habilidades mais do que a maioria, ele também analizou pesquisas envolvendo individuos de alto QI, e observou esse quociente é quase inútil para mensurar realizações de vida.

No caso dos asiáticos, eles são bons em matemática simplesmente porque a linguagem deles é mais simples de processar frações(que são a fase onde muitas crianças aprendem que não são boas nessa matéria). Além disso, a cultura desses povos valoriza o esforço e o mérito desde os tempos medievais.

Muitos gênios da computação, matemática e música atingiram a lei das 10.000 horas de prática antes de realmente fazer algo inovador em seus campos de atuação. A neurociência está cada vez mais consensual de que qualquer pessoa pode ser boa em qualquer coisa, desde que trabalhe o suficiente.

Mas o sucesso é um grande iceberg. Todos enchergam o topo dos outros, mais não percebem que embaixo dele existem toneladas de fracasso, tempo de trabalho e dedicação. É mais conveniente achar que você simplesmente nunca pode, do que poderia mais não se esforça o suficiente.

Vivemos em um mundo onde não existe mais o melhor ou pior, apenas o diferente. Mas qualquer pessoa com bom senso e honestidade sabe que deve existir um estado mais baixo e outro mais alto. A subido deste primeiro para o segundo sempre requer algum tipo de dor.

Mas então se a inteligência pode ser aprendida, existe um conjunto de técnicas e ferramentas que tornem isso mais fácil.Quais os meios de tornar alguém parecido com as pessoas de alto QI, que parecem aprender grandes volumes de informação em tão pouco tempo.

No futuro, eu  irei escrever posts falando sobre como desenvolver cada um dos elementos da inteligência, no momento eu penso em apenas 3 talvez eu crie mais.

Memória: Capacidade de reter informações úteis. Uma pessoa com boa memória pode lembrar de uma aula com mais eficiência, e acabar alcançando melhores resultados estudando menos.

Processamento: Velocidade de resolução de problemas. Caso um grupo de pessoas sejam convidadas a resolvir algum problema complexo de matemática, sendo que todas tem a disposição os conhecimentos base para resolver no papel,alguém geralmente consegue processar mais rápido que os outros.

Criatividade: O mais nebuloso de todos os três, porque não pode ser compreendido puramente pela razão. É a capacidade de ter insights e ideias gêniais. Cientistas e inventores não conseguem criar nada de novo através do simples processamento, é preciso existir algum elemento criativo.


Bibliografia
Máxima performace Simone Grohs
Super- Cérebro Deepak Chopra
Fora de série Malcolm Gladwell
Pier Luigi Obra completa
Filisteu e o gênio Boris Sidis
Use a sua mente Tony Buzan
Mindset A nova psicologia do sucesso Carol Dweck
A mente organizada Daniel J. Levitin
Aprendendo a aprender Walther Hermann
A vida intelectual 

Linguagem corporal

Quando estamos conversando com alguém, o conteúdo específico das palavras não é tudo, na verdade não é quase nada. O tom de voz e velocidade do discurso influencia bastante,além disso a posição do seu corpo também pode modificar a recepção das idéias, e é sobre isso que iremos falar hoje.

1° Linguagem corporal fechada
Essas são as que você deve evitar.Colocar suas mãos para esconder a orelha,boca,olhos ou seja lá oque for indica insegurança e desonestidade.


Além disso, uma má postura na coluna vertebral,olhar para baixo e o uso das mãos para proteger seu peito gerão sinais de inferioridade.
Se você usar esses tipos de posições corporais em suas conversas, você pode ser inconscientemente desprezado especialmente por mulheres.
Linguagem corporal aberta
Se a posição do corpo pode manipular negativamente as relações sociais, tratemos de aprender como manipular esses mecanismos positivamente: Deixar as mãos longe da cabeça, postura firme, peito estufado e ocupar espaço são as melhores posições, porque elas passam segurança e controle.

Velocidade
Quando você esta andando em algum lugar que não tem controle, você tenta andar rápido para sair daquela situação. Fazer movimentos lentos e sem muita pressa é uma forma de linguagem corporal positiva.

Espelhamento
Por ultimo, posicionar seu corpo imitando a outra pessoa também é uma forma de catalizar afeto. Mas não imite tudo instantaneamente nem totalmente, se não irá parecer estranho.

Créditos do conteúdo e imagens para o livro:
Os segredos da linguagem corporal

Como lidar com pessoas

    Esse texto vai ser revisado constantemente. Pois será fruto de varios livros de psicologia e relações sociais. Se você sentir que algo não foi bem detalhado como deveria, por favor não deixe de fazer um comentário. E se lembre que isso é um resumo de diversos livros, então é natural que eu não demonstre todos os fatos que serão expostos.

"Todos veem o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és, e esses poucos não se atrevem a contrariar a opinião dos muitos."

Maquiavel, O Príncipe.
 
    O homem é um ser social, como dizia Aristóteles.Foi através da organização e cooperação entre individuos que criamos toda a estrutura física,moral e social. Se não fosse por essa tendência, ainda seríamos caçadores e coletores primitivos.
    Se você é como eu e nunca teve muito jeito com as pessoas, então trate de buscar as ferramentas para tal. Pesquisas apontam que o sucesso profissional não é relacionado ao seu conhecimento sobre a área, mas sim sobre como você pode conquistar e convencer as pessoas de que seus projetos valem a pena.

As forças que movem a vontade humana

    Segundo Freud, as duas forças que mais motivam os seres humanos são sexo e sensação de reconhecimento. Nessa primeira parte, iremos focar inteiramente nesse ultimo.

    A necessidade de se sentir especial e reconheçida pelos outros é extremamente poderosa. Pessoas gastam mais dinheiro do que deveriam em produtos como carros, roupas e celulares para se sentirem melhores que os outros. Crianças chamam atenção de maneiras positivas e negativas para conseguir atenção. Adolescentes sabotam a própria vida e podem até embarcar no mundo do crime para satisfazer essa necessidade. Pessoas se entregam a causas e militâncias políticas para se sentirem melhores,poderosas ou inteligentes.

    Para conquistar a amizade de alguém de forma mais fácil, se deve descobrir qual é o atributo pelo qual ela mais se orgulha. Alguns gostam de se sentirem inteligentes,valorizados, importantes ou atrativos.

1° Não critique
    Pesquisas apontam que até mesmo criminosos condenados possuem uma explicação racional e justificavel a respeito de seus crimes. El capone se considerava um bem feitor incompreendido, que proporciona felicidade e prazer as pessoas.

    A moral da historia é que os seres humanos em geral, tendem em se enchergar como pessoas boas. Você provavelmente já deve ter testemunhado algum conjugue infiel justificar sua traição como culpa do parceiro.

    Se nem mesmo criminosos assumem a responsabilidade pelos seus erros, não espere que pessoas comuns o façam. Reclamar com alguém não vai fazer com que essa pessoa mude, ao invês disso, você vai ganhar um inimigo em potêncial.

2° Expressões faciais
    Olhar nos olhos das pessoas e simular um quase sorriso são técnicas psicologicamente testadas para convencer as pessoas.Inclinar levemente a cabeça também passa expressões amigaveis. Por ultimo, balançar a cabeça levemente para cima e baixo ao fazer uma pergunta, aumenta a possibilidade de fazer alguém responder sim.

3° Lembre do nome
    Quando você encontra alguém pela segunda ou terceira vez e pergunta denovo qual o nome da pessoa, você está indiretamente insinuando que ela não é importante suficiente para você. Use algum sistema de memorização particular que mais se encaixe com você.

4° Apele para os interesses dessa pessoa
    A recompensa é melhor que o castigo. Todos estamos presos em nossos próprios corpos e sentidos, e queremos apenas o nosso próprio melhor. Em uma entrevista de emprego, os contratantes não querem saber sobre os seus sonhos ou sua vida, eles querem que você fale como irá ajuda-los a ganhar mais. Para desenvolver cadeias simpaticas com as pessoas, você deve mostrar em nível consciente e inconsciente que você tem a chave para realizar os objetivos dessa pessoa.

    Uma criança da tanta atenção a um: "Porque seu pai quer que você faça isso" tanto quanto você da a um vendedor ambulante de meias no meio da rua. Ninguém liga para seus problemas, elas querem saber se vão ganhar algo com isso.

5° Mostre interesse pelos assuntos dela
    Como dito antes, as pessoas não querem saber sobre sua dor na coluna, sobre as séries que só você assiste ou de como você pegou o onibus errado outro dia. Fale e faça perguntas sobre as coisas que a outra pessoa gosta. Se seu alvo está falando sem parar e você está quase sempre escutando, signica que você está no caminho certo.

    A palavra eu é a mais falada nas conversas de todos os idiomas. Se você hipoteticamente tivesse em mãos o script de todas as suas falas do ano passado, provavelmente ficaria assustado de quanto usou essa palavra. Sempre fazer as pessoas falarem sobre a vida delas nunca a sua.

6° Reciprocidade
    Quando você presta um favor a alguém. Ela fica inconscientemente em divida com você. Faz parte dos mecanismos cerebrais bem antigos e dos instintos de muitos animais. Faça algum favor para alguém, mas nunca se permita ser totalmente pago. Mas não use essa técnica de forma escancarada, pois depois que a pessoa pagar o favor, irá se afastar de você

7° Não tente parecer melhor do que os outros
    Eu escrevi um texto inteiro apenas sobre isso. Parecer perfeito demais deixa todos a sua volta inseguros e ressentidos e tentarão te boicotar um dia. Eu particulamente sentia muita necessidade de me afirma como inteligente, respondia todas as perguntas da professora e era taxado como metido pelos colegas. Hoje eu sinto vergonha dessa fraqueza por atenção.

    Não se trata de trancar e jogar fora o seu potencial para agradar os outros. E sim de deixar essas habilidades seguras e guardadas, afim de usar na hora necessária(nesse caso:Enem e vestibulares) e evitar conflitos desnecessários.

No trabalho, não deixe que seu chefe desconfie que você é mais competente do que ele, e faça parecer aos seus colegas de trabalho que você não está em boas graças com o seu superior, já que todos detestam puxa-sacos.

8° Alimente o ego com o alimento certo

    Como foi dito logo no início e repeti varias vezes, a coisa mais importante para fazer alguém gostar de você é fazer ela se sentir importante. Se a pessoa é orgulhosa de sua inteligência, arrume situações para que ela demonstre tal fato, e elogie ela por isso.Descubra qual a fraqueza do ego delas, e você terá uma grande vantagem.

9° Linguagem corporal
    Aqui está uma coisa bem ignorada pela maioria. O modo como você posiciona seu corpo numa conversa afeta muito a receptividade das suas idéias e o seu carisma. Posturas abertas e coluna ereta são positivas. Tentar ocupar espaço também ajuda a induzir respeito.Para mais informações, tem um texto expecialmente sobre isso aqui.
 
10° Verbalização
    Fale com um tom de voz confiante e acertivo, não muito rápido,nem devagar. Tente se comunicar de forma resumida. Se você tenta se explicar demais e expor todas as idéias em totalidade, você vai ser visto como chato ou mentiroso.

11° Aprenda a fazer falta
    Não sufoque uma pessoa,principalmente quando você acaba de a conhecer.Quando você está por perto o tempo todo,perde o seu valor como pessoa. As pessoas não dão valor ao que se consegue facilmente.

12° Proximidade gradual
    Principalmente em pessoas mais reservadas, fazer contato agressivo pode gerar afastamento. Nesses casos, o ideal é começar sendo visto de longe nos primeiros dias, depois se posicionar mais perto, e por ultimo realmente realizar a abordagem.

13° Tenha uma reputação
As pessoas talvez não acreditem no que você fala sobre si mesmo,Mas elas concerteza acreditam no que elas próprias descobrem sobre você. Tenha uma boa reputação e tente não mancha-la a qualquer custo.

Como persuadir as pessoas

1° Aprenda a ser caridoso no debate
    Se você começa uma discursão com tom de arrogância e dizendo para o adversário de que vai fazer ele mudar de idéia se ele prestar atenção no que você fala, você está insconscientemente falando: Sou mais inteligente que você,estou certo e você errado, minha visão de mundo é a correta.O orgulho dessa pessoa será ferido, e mesmo que você vença, apenas ganhará um inimigo.

    É preciso ser humilde e caridoso no debate. Escute essas pessoas e concorde com alguns trechos do próprio argumento delas. Faça parecer que vocês mais concordam do que discordam. Nas discordâncias, tente ao invês de fazer afirmações, fazer perguntas que empurrem para as respostas que você deseja falar.

2°Técnica do contraste
    Muitos vendedores e negociadores fazem ofertas ridiculamente desvantajosas para os clientes antes de fazer a verdadeira oferta. Exemplo: Um vendedor de carros tenta vender um veiculo feio e caro, o cliente recusa, e depois ele apresenta outro mais barato e bonito. O contraste gerado faz o segundo carro parecer mais bonito e barato do que ele realmente é.

    Além disso o ato de fazer uma oferta que vai ser recusada, faz a pessoa que rejeitou se sentir mal por isso. Se você quer fazer um pedido a alguém, pode ser inteligente fazer um pedido falso primeiro.

3° Gatilho da escassez
    Se você passa a idéia de que algo que está sendo vendido seja um produto ou uma idéia é limitada, você está aumentando o valor desta coisa. Esse gatilho é um dos responsaveis pelo espalhamento de teorias da conspiração. As pessoas acham sedutora a ideia de que são uma menoria rara e especial, que possuem ideias que são incacessíveis para as massas

4° Escravidão pela coerência
    Como já foi detalhado no meu texto sobre o fanatismo,nos tornamos escravos das idéias que falamos. Uma pesquisa onde pessoas eram abordadas pedindo para colocar uma placa feia e grande dizendo "dirija com cuidado" no seu gramado gerou obviamente respostas negativas.

    A mesma pesquisa foi repetida para outro grupo de pessoas. Mas dessa vez essa amostra foi submetida a um ritual simples:elas assinaram um papel declarando que iriam ser cidadãos mais conscientes em prol da sociedade. A taxa de aceitação para colocar a placa foi absurdamente maior. Mesmo que essa amostra não soubesse que aquele contrato ritualistico tinha relação com a pesquisa da placa.

    Quando você faz com que alguém afirme sua ideia, você faz com que ela defenda esse pensamento até o fim. É por isso que muitas associações de caridade recolhem assinaturas e organizações fazem rituais simbólicos.

    Essa técnica também funciona para declarações passivas, feitos por outra pessoa. Se você quer recrutar voluntários em uma certa região e faz a declaração de que as pessoas desse local tem a reputação de serem altruístas, as pessoas vão inconscientemente vão agir em conformação com o rótulo que você colocou nelas.



Livros usados nesse texto:
Como fazer amigos e influenciar pessoas
Manual de persuasão do FBI
Armas da persuasão
Desvendando os segredos da linguagem corporal
O  Magnetismo  nas Relações Sociais:  A  Submissão  do Ser Humano através  de  suas Fraquezas
48 leis do poder Robert Grenee
Maestria Robert Grenee

Cuidado ao parecer perfeito demais para os outros


O que é ser melhor que os outros?
    Luiz Felipe Pondé uma vez disse no seu canal no youtube uma frase que me provocou: "Conviver com alguém melhor do que você é na maioria das vezes uma tortura, apesar de falarmos que todos nos somos iguais,sabemos que existem pessoas melhores do que outras.
 
 Muitas pessoas possuem características valiosas que outras não possuem.

Inteligência:capacidade de aprender coisas difíceis sem muito esforço, é muito util para para ocupar cargos e cursos rentaveis e conquistar uma vida prosperar. Na escola todos já vimos o aluno que se destaca ser boicotado pelos colegas mediocres.

"Por certo você lembra do menino de sua sala na escola que era excepcionalmente brilhante,era quem sempre recitava e dava as respostas enquanto os outros ficavam sentados com cara de cretinos,odiando-o. E não era esse sabichão que vocês pegavam para o cristo depois da aula?" Farenheit 451

Beleza: Todos sabemos que existem pessoas feias e bonitas.Se você for mulher, ela faz muita diferença.Ela abre oportunidas para muitas experiências prazerosas e vantajosas da vida. O livro capital erótico da sociologa Catherine Hakim é todo voltado a disparidade economica entre pessoas feias e bonitas.

Dinheiro: O dinheiro traz a possibilidade de adquirir bens e serviços que são invejados por muitos como viagens,saúde e sexo.O filosofo Nelson Rodrigues já dizia "Dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro"

Moralidade: Pessoas certinhas são inconscientemente um incomodo para as pessoas de moralidade mediana. Elas são sempre boicotadas, e quando fazem algo de errado, todos gostam de condena-los. Superioridade moral é irritante.

Quando uma pessoa tem duas ou três caractéristicas  dessa lista,ela geralmente é uma pessoa bem melhor que a maioria.

Porque demonstrar superioridade na maioria das vezes é um mal negócio?
 
    Em 1718, Benjamin Franklin foi trabalhar na gráfica do seu irmão.O jovem aprendiz aspirava ser escritor, e aquele trabalho era perfeito para ele,pois ele entraria em contato com varios trabalhos e melhoraria sua escrita.
   Quando se sentiu confiante de seus trabalhos,pediu ao irmão para escrever histórias para o recém inaugurado jornal,mas ele recusou por achar que a o jovem ainda não tinha amadurecido suas habilidades.
   Então O jovem Franklin resolveu criar um pseudônimo e enviar varias histórias para o jornal. O irmão ficou maravilhado com a inteligência fora do comum daquele leitor-escritor e publicou seus trabalhos,que se tornaram a parte mais popular do jornal.
   Com o tempo, Benjamin não se conteve e confessou ao irmão que na verdade era ele o escritor daquelas cartas. Ao invês de ser reconhecido, a relação entre os dois piorou e até que ele não suportou e saiu da grafica-jornal.
   Algum tempo depois,ele já estava trabalhando na inglaterra em outra gráfica.Seus colegas de trabalho tinham o hábito de fazer uma vaquinha para uma vez na semana comprar bebidas,mas ele ficava de fora por não beber.Além disso,era um o funcionário mais produtivo
   Ele começou a perceber que varios erros apareciam em paginas que ele jurava ter corrigido,e ele era sempre o responsabilizado.Até que ele resolveu contribuir com o fundo para bebidas,e tudo voltou ao normal.

Oque podemos aprender com essa história?
Robert Greene escreveu em seu livro 48 leis do poder muitas leis sobre como mostrar suas capacidades e objetivos pode ser prejudicial.Aqui eu colocarei um resumo;

1° Sempre pareça menos inteligente e talentoso que os outros,especialmente quando o outro está em posição superior.
   A inteligencia como já falado anteriormente é muito importante na atualidade,ela a muito tempo,substituiu a força física como melhor atributo.Ninguém gosta quando alguém que demonstra ser mais esperto em tudo,quando existe oportunidade,essa pessoa é sempre punida pelas massas.
   Esse fator é agravado quando a pessoa mais inteligente é aluno ou subalterno do outro.Este se sente ameaçado e tenta a todo custo o destruir.A história tem muitos exemplos disso,desde Saul e Davi,até os irmãos Franklin.É sempre útil aumentar o ego do seu mestre,pedindo ajuda e fazendo com que ele se sinta importante.

O povo brasileiro em sua maioria é mediocre, se sente mais confortavel justamente com pessoas humildes. Provas de popularidade como eleições políticas, reality shows como BBB e shows de talentos são geralmente vencidos por pessoas mais comuns, sem tantos atributos especiais.

2° Não fale sobre seus planos e objetivos para os outros.
   Contar sobre seus projetos aos outros gera muitos riscos e nenhuma recompensa.As outras pessoas podem se tomar pela inveja e atrapalhar seus sonhos.


"Parecer melhor do que os outros é sempre perigoso, mas o que é perigosíssimo é parecer não ter falhas ou fraquezas. A inveja cria inimigos silenciosos. É sinal de astúcia exibir ocasionalmente alguns defeitos e admitir vícios inofensivos para desviar a inveja e parecer mais humano e acessível. Só os deuses e os mortos podem parecer perfeitos impunemente." Robert Greene

Livros recomendados

48 leis do poder Robert Greene
Maestria Robert Greene
O capital erótico Catherine Greene
Como fazer amigos e influenciar pessoas 


Como o mundo moderno está aprisionando o seu potêncial

    O mundo moderno nos proporciona muito conforto. Uma pessoa em situação financeira difícil vive uma vida mais confortavel do que muitos reis da antiguidade. A internet abre as portas para um mundo de distrações: séries,filmes,jogos e redes sociais. O admiravel mundo novo de Audous Huxley está cada vez mais próximo da realidade, pois existe tanta oferta de prazer, que é praticamente impossível sentir tédio

    É cada vez mais frequente encontrar pessoas usando celular e assistindo televisão ao mesmo tempo. Essa sobrecarga de informações superficiais tirou nossa capacidade de foco. Em um mundo onde um estudante tem acesso a anos de vídeos/filmes, não existe motivação para resolver uma lista de matemática ou ler um livro. O cérebro humano ainda é o mesmo a milhares de anos. Ele não evoluiu prevendo todas essas transformações sociais.

 

Nossa força de vontade é limitada

      A força de vontade, que é sinônimo de autocontrole é a capacidade de tomar decisões e fazer sacrifícios em troca de objetivos de longo prazo. Sempre que você estuda ao invés de acessar a internet, você está gastando um pouco da sua força de vontade.

      Pesquisas apontam que a quantidade de decisões que podemos tomar usando a força de vontade é limitada por dia,mas que essa taxa diaria pode crescer ao longo do tempo.Toda vez que você decide qual música ou vídeo quer consumir,ou qual post em meio a centenas vai visualizar, está consumindo um pouco dessa energia diária.


Os humanos são governados por hábitos

      O cérebro humano funciona através de rotinas muito específicas para economizar energia. Se alguém está acostumado a ser produtivo por longos períodos de tempo, ela o faz sem gastar muita força de vontade.

      Por outra lado, um procrastinador pode sentir muita dificuldade em passar muito tempo estudando pela primeira vez, mas se ele repetir esse processo varias vezes, isso se torna normal.

    Sempre que você visualiza uma notificação ou apenas olha seu celular, seu cérebro ativa gatilhos para que você visualize conteúdo em troca de dopamina.

    Quando recebemos dopamina em excesso,o cérebro entende que estamos recebendo prazer demais, então o número de receptores diminui. Precisaremos de mais estimulos para atingir a satisfação, assim nos tornamos dependentes e viciados.

Detox de dopamina

    O detox de dopamina é uma técnica para aumentar a força de vontade praticando a austeridade: um desconforto autoimposto para aumentar a resiliência.

    O método consiste em ficar um dia inteiro sem utilizar redes sociais,jogos, assistir ou obter qualquer fonte de prazer não natural. É permitido ler,ouvir podcast, estudar, fazer exercícios ou simplesmente ficar parado sem fazer nada.

    Isso irá equilibrar seus receptores de dopamina, e assim você terá disposição para fazer atividades mais desagradáveis, como estudar ou fazer exercícios.


    No livro Duna de Frank Herbert, o protagonista Paul Atreides é obrigado a colocar sua mão numa caixa indutora de dor, enquanto uma velha ameaça fura-lo com uma agulha envenenada caso ele tire a mão da caixa. 

    Embora o lado animal/instintivo peça para que ele tire a mão, o lado humano/racional fala que ele precisa continuar. Quando resistimos ao prazer fácil e buscamos metas de longo prazo, nos afastamos de ser animais e podemos ser verdadeiramente humanos.

"Busque a liberdade e torne-se escravo dos seus próprios desejos. Busque disciplina e ache sua liberdade" Frank Herbert em Herdeiros da Duna


Livros recomendados:

Admirável mundo Novo de Aldous Hexley

O poder do hábito de Charles Duhigg

Geração superficial: Oque a internet está fazendo com os nossos cérebros de Nicholas Carr

Essencialismo Greg Meckeown

Máxima performace Simone Grohs